“Série Jovens Pianistas” completa 15 anos com recital de Luiz de Simone

A “Série Jovens Pianistas” está completando 15 anos. Para celebrar, no próximo sábado (16), a partir das 19h, a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) apresenta recital do pianista Luiz de Simone. Esta é a 57ª edição do evento, criado com objetivo de divulgar a música clássica em Cabo Frio, formar novas plateias e oferecer aos jovens músicos a oportunidade de se apresentarem ao público gratuitamente.

Luiz De Simone ingressou em 1990 no Conservatório Brasileiro de Música. Graduou-se bacharel em piano em 1998. Foi premiado em concursos nacionais de piano no Brasil, e se apresentou em importantes salas de concerto no Rio de Janeiro e em mais de 30 cidades do paós, somando em seu currículo mais de 300 concertos.

O pianista realizou turnês de recitais de piano solo pela Europa por ocasião do lançamento do seu primeiro CD com composições originais, chamado EP: Ensaio Pianístico. Atualmente, Luiz se prepara para a retomada de suas performances ao vivo e seu retorno ao estúdio para gravar um novo trabalho, também com composições próprias.

A “Série Jovens Pianistas” foi criada em setembro de 2002 pelo pianista amador Hasenclever da Silva Oliveira. Com o sucesso retumbante do evento, o que era para ser apenas um recital, foi, na verdade, o pontapé inicial para uma série de recitais na cidade e hoje já se contabilizam 56 concertos realizados, ao longo de 14 anos de existência da série.

“Com os resultados obtidos pela “SJP”, o reconhecimento do público e dos músicos, sinto um misto de orgulho e dever cumprido. E tudo isso só foi conseguido graças à receptividade do público, do apoio da mídia local e, principalmente, da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e seus funcionários que sempre apoiaram-me em todos os recitais” – declara Hasenclever, criador e diretor artístico da “SJP”.

A Casa de Cultura José Dome – Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados domingos e feriados.

 

Perfil do criador da série

No ano de 2000, o jovem itaperunense Hasenclever da Silva Oliveira, muda-se para Cabo Frio para iniciar sua carreira de funcionário público junto à Prefeitura de Cabo Frio e, em seguida, de professor de matemática.

Verdadeiro amante de música clássica, começou os estudos musicais em sua cidade natal e, em seguida, fez aulas de piano com alguns professores particulares. Devido ao aumento gradativo de suas responsabilidades no trabalho, aliada ao tempo, cada vez mais escasso, Hasenclever decide interromper por tempo indeterminado seus estudos musicais, dedicando-se integralmente à família, ao trabalho e à Série Jovens Pianistas. Pretende, brevemente, criar uma produtora de eventos culturais, visando ampliar cada vez mais a “SJP”, além de desenvolver novos projetos musicais que tem em mente.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Comments

comments

Você também pode gostar...